Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menina Maluqinha

Menina Maluqinha

13.09.18

#1 - No spend challenge


F.

Decidi fazer este No Spend Challenge mesmo sabendo que não estava preparada mentalmente. O que estou a perceber é que isto é mais difícil do que esperava e só nestas duas semanas já notei que não cumpri todas as tarefas a que me propus (ainda tenho mais duas semanas por isso vamos ver como corre!).

O que já consegui entender foi que tenho de viver a minha vida com um propósito e um plano. Nunca tive um plano, sempre tive coisas que gostava de ter mas nunca defini um caminho para as atingir. 

Quero ter um controlo das minhas finanças, aumentar a família, viajar, ter uma casa organizada para isso tenho de pensar mais nisto e fazer o que me vai permitir alcançar os meus objectivos, todos os dias. 

 

Então mas o que é um No Spend Challenge?

É um período de tempo no qual não se gasta dinheiro num esforço para melhorar as finanças, atingir um objectivo e ficar livre de crédito. 

Permite controlar os maus hábitos, impulsos para gastar, usar items que temos em casa e motivação extra. 

 

Li bastante artigos para me ajudar neste início e consegui definir uns tópicos ou regras para este período de tempo. Vou partilha-los com vocês.

  • Criar um objectivo - definir o porque de o estarmos a fazer 
  • Definir um tempo em que vamos fazer este desafio - escolher uma timeframe adequada a cada um de nós e não ao que os outros dizem ou fazem. Uma boa maneira e foi assim que comecei foi partir de 2 dias sem gastar e a partir dai ir aumentando o tempo.
  • Não é fácil - Temos sempre o hábito de ir beber um café e pegar na carteira e pagar, ir ali ou acóla e termos sempre o dinheiro à mão. Mas com este desafio isso não acontece.
  • Definir as regras deste desafio com o restante agregado familiar - apesar de ser uma tarefa que pode ser só nossa é sempre melhor com a ajuda de todos em casa. 
  • Levar um dia de cada vez - Não vale a pena por "a caroça à frente dos bois", como se costuma dizer, o importante é conseguir levar um dia de cada vez, focar naquele dia e celebrar a vitória de não ter gasto.
  • Abastecer - Definir um dia para fazer as compras de só mesmo o essencial, por exemplo definindo um budget e segui-lo até ao fim, para depois não haver desculpas para ir às compras.
  • Vamos gastar sim - todos nós temos contas para pagar e isso deve ser a primeira coisa a ser feita. Pagar todas as despesas, atestar o carro, comprar o passe e tudo o mais. Só depois deste passo entrar no desafio.
  • Actividades gratuitas - existem muitas actividades sem custos para se fazerem sem gastar e por vezes até se pode experimentar coisas novas. Torna-se uma excelente solução para poupar e aproveitar estas oportunidades
  • Desculpar-me - ninguém é perfeito. se falhar há que perdoar e recomeçar. Não se pode baixar os braços, senão só nos vamos estar a deitar abaixo por termos desistido. 
  • Tornar um hábito - poupar cada vez mais torna-se uma necessidade. As despesas vão aumentando com o passar dos anos e por vezes perde-se um pouco da noção da vida financeira. Ao ínicio é um desafio mas daqui a algum tempo vai ser um hábito, um hábito bom.

No fim vamos ver que afinal até conseguimos manter controlo das nossas finanças e que os nossos objectivos estão mais perto do que se esperava. 

 

F*

4 comentários

Digam lá da vossa justiça